segunda-feira, 23 de abril de 2012

Tumblr: nova política sobre sites de anorexia/bulimia

Estão sabendo da Política de Privacidade do Tumblr? Tumblr (e outros sites) modificaram suas políticas e termos devido ao grande número de sites a favor de cutting ou que incentivem transtornos alimentares. Entra em tese duas questões: a liberdade de expressão na internet e a proliferação e aumento de pessoas que sofrem dessas doenças.



Minha opinião (eu, Thalita Ferreira): Concordo com o Tumblr e esses sites. Porque?
Sou defensora da livre opinião, tanto na internet como em sociedade mas sites que INCENTIVEM doenças, cutting, racismo, que inferiorizem qualquer coisa acho um absurdo, não é porque não se gosta de um time que se deva dizer que ele é o pior time do mundo certo?
Eu defendo o Tumblr (usarei o tumblr como exemplo) pois esses sites foram criados para livre expressão desde que não sejam usados de modo errado.
Uma coisa é você criar um blog contando que você tem um T.A., outra coisa é incentivar pessoas saudáveis a SE MATAREM.



Entrando na questão "ética" da coisa: terminando ou controlando esses blogs, essas doenças diminuirão?
Talvez, creio que a doença continue independente de blogs ou sites mas é claro que haverá diminuição, pois muitos desses sites "pro anorexia", "pro ana, "pro mia" glamourizam a doença, mostram que deixar de comer é lindo etc e sabemos que não é.
Muitas jovens procuram esses sites e acho que se tiver menos sites "pro ana/mia" elas podem buscar outros meios de ter uma vida saudável.
O ideal mesmo seria o governo de cada país buscar soluções e fazer programas de incentivo a vida saudável (visto que a obesidade cresce a cada ano). Número de obesos no mundo supera o de famintos, diz Cruz Vermelha.


Uma nova política contra blogs de auto-mutilação:

Tumblr: Estamos planejando para enviar uma nova Política de Conteúdo revisto num futuro muito próximo, e gostaríamos de pedir a colaboração da comunidade Tumblr sobre esta questão.

1.
Implementar uma nova política contra o pró-auto-mutilação blogs. Aqui a linguagem projecto que estamos planejando para adicionar à nossa Política de Conteúdo.:
"A promoção activa da auto-flagelação. Não poste conteúdo que promove ou glorifica a auto-mutilação ou auto-flagelação. Isso inclui conteúdo que incita ou encoraja os leitores a recortar ou mutilar-se; abraçar anorexia, bulimia, ou outros distúrbios alimentares, ou cometer suicídio em vez de, por exemplo, procurar aconselhamento ou tratamento para a depressão ou outros transtornos. Diálogo on-line sobre esses atos e condições é extremamente importante; esta proibição se destina a atingir apenas os blogs que cruzam a linha em promoção activa ou glorificação..."

2. Comece mostrando PSAs nos resultados de pesquisa por palavras-chave relacionadas. Além disso, pretendemos começar a postar "anúncio de serviço público", estilo de linguagem sempre que os usuários de busca por tags que tipicamente acompanham pró-auto-mutilação blogs. Por exemplo, quando um usuário procura por tags como "anorexia", "anoréxica", "bulimia", "bulimia", "thinspiration", "thinspo", "proana", "purge", "pLinkurga", etc, seria mostrar a linguagem PSA como:
"
Os transtornos alimentares podem causar sérios problemas de saúde, e na sua mais grave pode até ser fatal. Entre em contato com a [organização de recursos] em [número helpline] ou [site]."


Aqui está o link completo em inglês e aqui a versão em português (via Google Tradutor)


Ou seja, Tumblr mostrará avisos de serviço público quando as pessoas procurarem por tags como "anorexia", "bulimia", "thinspiration" e "purge". O site também vai proibir blogs que glorificam ou promovem o suicídio e auto-mutilação. Tentei as tags pro-ana, pro-anorexia e thinspiration no próprio site http://www.tumblr.com/tagged/pro-anorexia e não vi os avisos -ainda.

Relembrando aqui que concordo com o Tumblr e outros sites, é claro que sempre existirá pessoas fazendo apologia mas já é um ótimo começo. E pra quem estiver confuso:
Esses sites não visam proibir ou limitar a expressão de internautas, apenas visam impedir apologia a algo errado, anorexia/bulimia/cutting são problemas reais e não estilos de vida!

Vale a pena ler: GENTE PARA! e Post longo mas MUITO importante.
Links em inglês: The hunger blogs: a secret world of teenage 'Thinspiration' e Banning pro-ana websites?.


Escrito e editado por Thalita Ferreira.

12 comentários:

  1. Eu concordo com essa nova política do tumblr contra blogs que fazem apologia à auto-mutilação, anorexia ou bulimia. Realmente existem uns que chegam ao extremo, por exemplo, se a pessoa quebrou o nf com uma maçã, falam pra se punir e pra compensar ficar uma semana de nf(sim, eu já vi falarem isso!). Porém também tem a questão de liberdade de expressão. Eu acho que se um tumblr só posta fotos e não fica falando pras pessoas o que elas devem fazer, acho que tudo bem. Tipo o meu: http://askinnygirl.tumblr.com/ eu só posto foto de meninas magras, não to falando pra ninguém parar de comer. Afinal, cada um pode postar o que quiser desde que não faça apologia(não sei se estou conseguindo me expressar direito, rs). Enfim, no contexto geral, eu apoio a nova política ^^

    ResponderExcluir
  2. Caramba tha , vc é a pessoa mas sincera e coerente que conheço :)
    Acho boa a política , mas eu acho que sempre vai pegar por que por mais sem noção que a forma de expressão seja , ela é isso: uma forma de expressão.

    Obrigada pela força flor.
    Seu comentário me fez abrir os olhos!

    Beijoss

    ResponderExcluir
  3. thalita como consigo conversar com vc sem ser pelos coments. ? =*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gi, vc tá online?
      Uso facebook e tumblr, tbm te passo meus telefones se quiser!

      Excluir
  4. Sou contra a censura...não é proibindo a manifestação das pessoas que vai fazer com q as praticas Ana/mia e cutting sumao.... em boa parte e esses meios sociais ajudam no as verdadeiras anas/mias/depressivas... porque uma da forças apra a outra... nao digo em fazer dietas... mas em viver mesmo... quando uma de nos esta muito magra ou esta passando mal por isso... nao vejo ninguem incentivando para emagrecer mais... pelo contrario... vejo gente apoiando a proucurar um tratamento.
    Por outro lado é arriscado q gurias, sem muita bsae, acabe se inspirando em sites pro ana e mia para fazer suas "dietas"... mas isso nao é culpa nossa... mas sim da educação q a pessoa teve...
    Axo q a base de tudo sempre esteve na educação... pessoas "normais" nao eentrariam no mundo Pro ana/mia se soubessem realmente as consequencias dele e se soubessem maneiras corretas e saudaveis para emagrecer...
    Sl, hj n estou muito com as ideias claras ne? Disculpa pelo comentario não à alltura do seu post... se depois eu estiver mais "inspirada" eu do mais uma comentadinha ok?
    Bjão da Alê

    ResponderExcluir
  5. acho que é uma boa essa politica, mas sei lá né, sempre que as pessoas proibem uma coisa, parece que todo mundo começa a querer ser, usar, fazer, então, se a noticia disso se espalhar pelo tumblr, vai duplicar o numero de wannabes na rede.. que já não é tão pequeno assim né..
    mas sempre gosto de vir aqui no seu blog e ler a sua opinião sobre tudo, você tem uma mente tão aberta, é muito bom, mesmo!
    se cuida, beijos ;*

    ResponderExcluir
  6. Acho que essa medida não adianta muito, porém é benefica. Porque onde vemos programas de dietas, exercicios onde dizem que tudo engorda e que as mulheres devem ser magras, revistas como "dieta já!", "minha dieta", " medidinha certa" e etc... E quem tem T.A isto não ajuda em nada. O que deveria ser implementado para acabar com a obesidade é uma reeducação alimentar onde mostrassem para as pessoas que não devem se privar do que gostam apenas consumir com moderação. Mas essa nossa sociedasde hipocrita ainda tem muito no que evoluir...

    ResponderExcluir
  7. Isso é complicado... por um lado concordo com essa política que não faz apologia a doenças, mas se isso chegar aos blogues e etc? Não vamos ter o direito de nos expressar? Uma coisa é dizer o que NÓS fazemos, outra coisa é dizer para OUTROS fazerem, como o cutting. As redes são formas de desabafarmos quando não temos quem nos oiça ou entenda perto de nós, acho que se essas regras se alastrarem, muitas pessoas com TA's vão até piorar... Não acredito em novas doentes, daquelas que querem ter ana ou mia. Isso geralmente acontece com meninas bem mais novinhas mas é passageiro, logo desistem. Acho que quem tem predisposição para desenvolver algo TA vai acabar tendo, com ou sem essa política.
    Eu confesso que o uso da internet para me expressar, alivia um pouco os sintomas depressivos. Se não pudesse falar, certamente estaria o dia todo sem ânimo, escrevendo sobre morte, como antes fazia.
    Enfim. Aparecendo somente um aviso, tudo bem. Mas não permitir de vez esses conteúdos não concordo :X
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  8. "...pois muitos desses sites "pro anorexia", "pro ana, "pro mia" glamourizam a doença, mostram que deixar de comer é lindo etc e sabemos que não é....".. É A PURA VERDADE
    acho legal isso.. mais ficando assim, "proibindo" só isso.. pois pode acontecer do site scomeçar a banalizar tudoo

    ResponderExcluir
  9. Oi Thalita, esse assunto é muito polemico!
    E eu acho, que eles liberando ou nao, sites prós e anti, sempre irao exister.
    Mas a idéia do aviso nao é ruim, pelo menos assim, uma ou outra pessoa com certeza vai parar pra pensar...

    Boa semana pra vc!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Esse assunto ainda vai dar muita discussão, mas eu acho bom ter estes avisos, pois quem lê acha que é maravilhoso ter algum TA, que te deixa magérrima, mas só quem tem, sabe como é sofrido e difícil conviver com ele. Vivemos em função da magreza e tentamos conquistá-la a qualquer custo. Sei que isto não vai resolver mas vai fazer com que as pessoas pensem um pouco mais antes de se deixarem influenciar por páginas assim.

    ResponderExcluir
  11. Flor nao ta aparecendo seu blog atualizado, se eu nao comentar é pq eu nao vi .
    Realmente alguns dizem q é um "insentivo" mais nao éh, concordo com o q vc disse q glamouriza a doença e diz q deixar de comer é lindo, pois é bem assim.
    vai dar o q falar esse assunto, mais eu acho q a internet é um lugar q voce pode se expressar, tem que ter essa liberdade de expressão, e a pessoa que entrar e ler, tem que ta conciente, tipo nao fazer porque tem gente fazendo, isso é coisa de gente sem personalidade e influencialvel, é isso.
    Muito boom seu post, gostei realmente.
    Beiijos e força.

    ResponderExcluir

Seguidores